sábado, 2 de julho de 2011

Pregão da Festa de São Bartolomeu 2011


Como todos sabem, já faz alguns séculos que, nesta querida, se celebra com muito carinho e amor a festa do Padroeiro São Bartolomeu e um mês antes, se anuncia que Agosto está chegando e por que não dizer que Agosto, nós dá muito gosto, em Maragojipe.
Os festejos dos santos na Igreja Católica é momento forte de evangelização; por iss, os bispos e Papas, nos documentos oficiais, têm incentivado que seja realmente feita uma boa evangelização. Evangelizar é conscientizar as pessoas sobre as doutrinas e ensinamentos de Jesus Cristo.
A festa do Padroeiro é feita com temas bíblicos, que mostram a vida do Santo e seu exemplo de Cristão.
Aqui em Maragojipe, se bem observado, acontece uma verdadeira evangelização, o clima de fraternidade, as famílias recebem os irmãos que vêm para a festa do Padroeiro, criando assim um ambiente cristão.
A Comissão de Festas prepara tudo para que a festa seja bonita e, para isso, vai aos devotos de casa em casa para receber as doações para as despesas da festa e outras manutenções da Paróquia, durante o ano. Tudo feito com amor.
O povo, nas praças, brilha de alegria e felicidade. As novenas sempre belíssimas, com a participação geral da população local e dos que vêm de outras Cidades e Estados para juntos festejarmos o Santo Padroeiro.
É Agosto, tudo se faz para que a festa seja, de fato, Cristã.
Tomando um texto do saudoso irmão Dr. Ronaldo Souza: "Que o venerável São Bartolomeu interceda junto ao Pai e ao Filho para que Maragojipe tenha e concórdia e que nunca falte o alimento em sua mesa, e em seu coração sempre habitem as palavras e exemplos generosos de bondade, caridade e misericórdia."
Quero conclamar a todos os fiéis católicos para participarem das belas novenas e das santas missas, que compõem os nossos festejos ao Padroeiro, e que Jesus Cristo, Mestre dos mestres, nos ajude neste momento tão especial de nossa fé. Amém!

Maragojipe, 02 de julho de 2011
Pe. Reginaldo Almeida Moraes
Pároco

Realização: Paróquia de São Bartolomeu - Maragojipe-Bahia / Comissão de Festas e Serviços Paroquiais
Apoio: Prefeitura Municipal de Maragojipe

Calendário - Festa do Orago São Bartolomeu

02/07/11 - Pregão
01/08/11 - Dia de oração em preparação à festa
07/08/11 - Bando Anunciador - 09h
14/08/11 - Lavagem do Templo - 09h
19/08/11 - Início do Novenário - 20h
20/08/11 - Regata Aratu x Maragojipe
21/08/11 - Lavagem Popular - 11h
24/08/11 - Dia de São Bartolomeu - Missas 05h e 10h
28/08/11 - Domingo da Festa - Missas 10h e 16h
29/08/11 - Missa Comunitária 08h; Procissão 16h
30/08/11 - Show pirotécnico - 22h



"Quanta falta do que dizer; quanta falta você nos (me) faz...".